terça-feira, 23 de outubro de 2012

Pedido de Materiais: NEE

Encontra-se disponível aqui a aplicação informática para requisição online de manuais escolares em formatos acessíveis a alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente.

FAQ

 
As perguntas frequentes relativas a legislação e medidas da Educação Especial que se encontram no site da DGE, para informação à comunidade educativa:
 
 
 
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto Daisy 2012

Projeto Daisy 2012

O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com a Fundação Vodafone Portugal e com a Porto Editora lança hoje, dia 18 de outubro, um projeto de incentivo à criação e utilização de audiolivros nas escolas, destinado a alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade com necessidades educativas especiais (NEE).
O projeto, designado DAISY 2012, inclui a oferta a alunos e professores do software de última geração ‘EasyReader’ para leitura de audiolivros digitais em formato DAISY e noutros formatos, incluindo ePub não protegido.
Com este novo projeto, os alunos com NEE, incluindo aqueles que apresentam dislexia, passam a dispor de uma ferramenta que lhes dá acesso a qualquer audiolivro digital no formato DAISY. Este software possui ainda a mais-valia de permitir aos docentes a criação de conteúdos áudio.
O programa, em versão gratuita de 30 dias, encontra-se disponível em:
http://www.dgidc.min-edu.pt/educacaoespecial/index.php?s=directorio&pid=6

O INR abriu uma linha direta ao público sobre produtos de apoio e outras questões ligadas à deficiência



 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012



     No início de mais um ano letivo, queremos renovar as nossas saudações a todos os que seguem o CRTICONOFRE e informá-los acerca de algumas alterações relativamente a 2011/12.
     Assim, dado que a partir do mês de julho de 2012 se deu a agregação do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre com a Escola Secundária , com 3.º ciclo do ensino básico, de Raul Proença, originando o Agrupamento de Escolas Raul Proença, é natural que venham a ocorrer os necessários ajustamentos em termos de  designações, logótipos e até de procedimentos. Contudo, a sede do CRTIC permanece na EBI Santo Onofre e, para já, todas as formas de contacto  se mantêm. Mantém-se também a nossa vontade de servir, partilhar e colaborar com todos os que necessitam e vêm utilidade neste Centro.
     Devido a algumas limitações em termos de horário de atendimento, as avaliações na área das tecnologias de apoio estarão concentradas nas manhãs de quinta-feira.
     Também a equipa do CRTIC sofreu uma alteração, uma vez que o colega João Henriques, a quem agradecemos o excelente trabalho realizado ao longo dos últimos anos, foi substituído pelo professor Carlos Ferreira.
     Partimos com a vontade de sempre e contamos com o vosso apoio para atingirmos a meta de que não abdicamos: fazer o melhor que soubermos e pudermos em prol da educação especial.
 
 
Ana Paula António
 
Carlos Ferreira