quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


O CRTIC das Caldas da Rainha CONVIDA:

Próximo Sábado, dia 1 de fevereiro,
(Auditório da Câmara Municipal das Caldas da Rainha)

Sessão de Encerramento, aberta ao público, da Ação de Formação:


23NF2013 - Necessidades Educativas Especiais: Diagnosticar, Intervir e Partilhar.
“Abrir janelas – outras formas de ver”


Programa:
09.00 h - Apresentação da Escola de cães-guia de Mortágua 







14.00 h - Daltonismo: o Projeto ColorADD (Este código universal de identificação de cores constitui um projeto inovador reconhecido nacional e internacionalmente que, nas palavras do seu criador ( o portuense Miguel Neiva): "Começou como um projeto pessoal e tomou proporções inimagináveis: o ColorADD conta já com aplicações tão distintas como materiais escolares, indicações de linhas de metro, catálogos de tintas, etiquetas de roupas ou rotulagem de medicamentos”).


15.30 h - "Uma experiência de vida..." Com a presença da Dra. Ana Paula Sousa (Licenciada em Psicologia; Mestre em Ciências da Educação, com especialidade em Psicologia da Educação; Pós-Graduada em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio; Pós-Graduada em Formação Especializada em Alunos Cegos e com Baixa Visão; doutoranda em Educação, com a problemática "A didática do Sistema Braille e o desempenho literácito de alunos com deficiência visual") que nos apresentará na primeira pessoa a sua história de vida, uma história de sucesso na ultrapassagem dos obstáculos que  se lhe depararam.


Seria para nós uma grande honra contar com a sua presença!


A equipa do CRTIC das Caldas da Rainha

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Abrir Janelas - Outras formas de ver"
(4.ª/5.º/ 6.ª Sessões)


Começou no passado dia 27 de novembro esta ação de formação promovida pelo CRTIC das Caldas da Rainha, ainda no âmbito de um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que é dedicada ao tema da cegueira/baixa visão.
     Decorreu no passado dia 8 de janeiro a 4.ª sessão dinamizada por Gonçalo Ribeiro em representação da ATARAXIA. Foi possível tomar contacto direto com uma série de equipamentos e tecnologias que permitem minorar os problemas de acesso nas várias vertentes da vida atual, contribuindo para que as pessoas com deficiência possam efetivamente realizar-se enquanto cidadãos de pleno direito.
     A 5.ª sessão - 15 de janeiro - da responsabilidade do professor Paulo Sousa, introduziu-nos no mundo das Acessibilidades Web, mostrando como é possível recorrer as ferramentas que são disponibilizadas gratuitamente na internet (software livre) ou integradas nos sistemas operativos comerciais (p. ex.: Windows) e que contribuem para uma utilização das TIC (e não só) em condições de igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia.
   



A 6.ª sessão - 22 de janeiro  - teve como tema: "Ferramentas para minimizar as dificuldades quotidianas", e os seus dinamizadores foram os representantes da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). Esta apresentação foi direcionada para a questão da mobilidade e também nos ofereceu uma série de sugestões úteis para melhorar o dia a dia das pessoas com cegueira/baixa visão.



Clique Aqui para aceder à apresentação da ACAPO: Ferramentas...