sexta-feira, 14 de novembro de 2014

App para Smartphones e Tablets Android




MagicKey, em parceria com a Fundação PT e a SAPO, desenvolveu uma nova aplicação, designada por PT MagicContact, destinada a pessoas com necessidades educativas especiais, que permite a utilização de smartphones e tablets Android por quem não o podia fazer em virtude das suas limitações físicas.
Para além das facilidades de acesso às funções básicas destes equipamentos, o PT MagicContact permite a criação de quadros de comunicação alternativa, a escrita simplificada e a síntese de voz, características bastantes importantes para o processo de ensino\aprendizagem de crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
PT MagicContact é uma aplicação gratuita cujo download pode ser feito através da página www.magickey.ipg.pt
A equipa da MagicKey está disponível para prestar todos os esclarecimentos que forem necessários sobre a utilização desta aplicação que permite diminuir a infoexclusão de crianças e jovens com NEE.


Ano Letivo 2014-15



No início deste ano letivo queremos, como sempre, saudar todos os que seguem o sítio do CRTIC das Caldas da Rainha e a comunidade educativa em geral, desejando que este seja um período enriquecedor e profícuo, sobretudo para as pessoas com necessidades educativas especiais.
Uma vez que, face à aposentação do anterior Diretor, o Agrupamento de Escolas Raul Proença se encontra em pleno processo concursal, fazemos votos de que a nova direcção do AERP tenha uma atenção particular aos problemas da Educação Especial e manifeste uma sensibilidade e diligência para os resolver, pelo menos, na linha do que tem vindo a acontecer.
Informamos que poderão ainda ocorrer alguns ajustamentos formais e de imagem nos nossos canais na internet, para concretizar um dos nossos desígnios que continua a ser o da melhoria das acessibilidades web para todos os utilizadores.
            Para podermos dar uma resposta adequada aos nossos utentes, temos um horário de atendimento ainda mais alargado e mantemos as avaliações na área das tecnologias/produtos de apoio concentradas nas manhãs das quartas e quintas-feiras.
            A propósito, e apesar de apenas em dois meses já termos mais deslocações realizadas do que em todo o ano letivo anterior, continua a haver Agrupamentos de Escolas da nossa zona de influência que nunca nos pediram uma avaliação. Se isso significa que não têm alunos com NEE para os quais tal avaliação seria útil, ficamos muito felizes, caso contrário, apelamos a que disponham de um serviço que existe para vós e nos contactem.
          Como sempre contamos com o vosso apoio e colaboração para ajudar a minorar as dificuldades dos alunos NEE, das suas famílias e de todos os que de alguma forma lidam com eles.


Ana Paula António
Carlos Ferreira