segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.(2)

Sessão n.º 6



Prof. José Pimpão


Profs.: Ana P. António e J. Pimpão
Realizou-se na passada quarta-feira a sessão n.º 6 desta ação de formação, subordinada ao tema - "Que podem as lideranças das escolas fazer quanto à indisciplina", da responsabilidade do anterior Diretor do AE Raul Proença (agora aposentado), Professor José Madruga da Silva Pimpão. O tema foi, obviamente, a experiência de dezasseis anos à frente de uma escola/agrupamento de sucesso em muitos capítulos e também na área da disciplina. 






Na próxima quarta-feira (2 de dezembro) realizar-se-á a última sessão - "Criação de respostas face a situações tipo de indisciplina"/Avaliação, da responsabilidade dos Professores: Ana Paula António e Carlos Ferreira.


quinta-feira, 19 de novembro de 2015


"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.(2)

Sessão n.º 5


Professora Celeste Custódio
Professores: Carlos Vasconcelos e Clara Botelho












Realizou-se ontem a sessão n.º 5 desta ação de formação, subordinada ao tema - "As boas práticas - testemunhos", da responsabilidade de um painel de professores do AERP: Celeste Custódio, Carlos Vasconcelos e Clara Botelho. Foram relatadas, na primeira pessoa, uma série de experiências e procedimentos que se constituem como possíveis caminhos/soluções para situações problemáticas envolvendo a disciplina.




Na próxima quarta-feira (25 de novembro) realizar-se-á a sexta sessão - "Que podem as lideranças das escolas fazer quanto à indisciplina" da responsabilidade do Professor José Pimpão.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015


"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.(2)

Sessão n.º 4


Dra. Isabel Baptista




Realizou-se ontem a sessão n.º 4 desta ação de formação, dinamizada com brilhantismo pela Dra. Juiz Isabel Baptista, subordinada ao tema - "Orfeu, A mulher de Ló e O castelo do Barba Azul"









Para aceder a documentação sobre esta sessão clique AQUI








Na próxima quarta-feira (18 de novembro) realizar-se-á a quinta sessão - "As boas práticas - testemunhos" da responsabilidade dos professores: Celeste Custódio, Carlos Vasconcelos e Clara Botelho.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015


"O difícil é assentar regras" - Uma panorâmica sobre a disciplina e a escola.(2)

Sessão n.º 3



Dra. Paula Carvalho



No dia 4 de novembro realizou-se a sessão n.º 3  - "Diz-me espelho meu, há alguém mais indisciplinado do que eu?", da responsabilidade da Dra Paula Carvalho.
Com a qualidade a que já nos habituou, a oradora, abordou o tema em tom coloquial, identificou problemas, apontou caminhos e, sobretudo, apelou à partilha e à reflexão em grupo.






Na próxima quarta-feira (11 de novembro) realizar-se-á a quarta sessão - "Orfeu, a mulher de Ló e o castelo do Barba Azul", da responsabilidade da Dra. Isabel Baptista (magistrada).