terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Mundial da Consciencialização do Autismo




Tal como acontece noutras partes do mundo, este ano, pela 1ª vez, Portugal junta-se a outros países no evento Light it up Blue. Conseguimos iluminar o Estádio do Dragão ,no Porto e o Cristo Rei ,em Almada. Desta Forma conseguiremos tornar o céu ainda mais Azul, todos juntos, pelo mesmo objectivo – fonte : VENCER AUTISMO


O número de pessoas com autismo em Portugal é incerto, mas um estudo recente realizado em Setúbal estabeleceu um rácio de 15 em cada dez mil indivíduos, destaca a “TSF”. Esta é uma realidade muitas vezes escondida, mas hoje chama-se atenção para ela: estamos no Dia Mundial de Consciencialização do Autismo, que também se assinala em Portugal.
O autismo não é visível nos primeiros anos de vida, mas há sinais que podem servir de alerta. “Perturbações do sono e perturbações do comportamento graves” podem indicar autismo, segundo Isabel Cottinelli Telmo, presidente da Federação Portuguesa de Autismo, mas é a partir dos três anos que o diagnóstico se faz com maior fiabilidade, com o desenvolvimento da fala. Os meninos com autismo ou ficam em silêncio ou “falam com perturbações da linguagem”. Quem sofre de autismo carece de ajuda para sempre, os que não precisam, são exceções à regra. “Conseguem ter qualidade de vida, ter autonomia, fazer as suas vidas, mas é uma percentagem muito pequena”, explica Isabel Cottinelli Telmo.
Para assinalar este Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, vários monumentos no mundo inteiro vão “vestir-se” de azul para alertar as populações para um distúrbio neurobiológico, que se estima afetar cerca de 67 milhões de pessoas. Também em Portugal vários locais emblemáticos, como o Cristo Rei, em Almada, ou o Estádio do Dragão, no Porto, vão estar hoje iluminados de azul.
Segundo a associação Vencer o Autismo, esta ação ajuda a desenvolver e aumentar o conhecimento sobre o autismo e fornecer mais informação sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce. (fonte: Pais e Filhos)



Sem comentários:

Enviar um comentário