quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Abrir Janelas - Outras formas de ver"
(4.ª/5.º/ 6.ª Sessões)


Começou no passado dia 27 de novembro esta ação de formação promovida pelo CRTIC das Caldas da Rainha, ainda no âmbito de um projeto patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que é dedicada ao tema da cegueira/baixa visão.
     Decorreu no passado dia 8 de janeiro a 4.ª sessão dinamizada por Gonçalo Ribeiro em representação da ATARAXIA. Foi possível tomar contacto direto com uma série de equipamentos e tecnologias que permitem minorar os problemas de acesso nas várias vertentes da vida atual, contribuindo para que as pessoas com deficiência possam efetivamente realizar-se enquanto cidadãos de pleno direito.
     A 5.ª sessão - 15 de janeiro - da responsabilidade do professor Paulo Sousa, introduziu-nos no mundo das Acessibilidades Web, mostrando como é possível recorrer as ferramentas que são disponibilizadas gratuitamente na internet (software livre) ou integradas nos sistemas operativos comerciais (p. ex.: Windows) e que contribuem para uma utilização das TIC (e não só) em condições de igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia.
   



A 6.ª sessão - 22 de janeiro  - teve como tema: "Ferramentas para minimizar as dificuldades quotidianas", e os seus dinamizadores foram os representantes da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). Esta apresentação foi direcionada para a questão da mobilidade e também nos ofereceu uma série de sugestões úteis para melhorar o dia a dia das pessoas com cegueira/baixa visão.



Clique Aqui para aceder à apresentação da ACAPO: Ferramentas...














Sem comentários:

Enviar um comentário