Desenho Universal para a Aprendizagem: Prática pedagógica na
sala de aula
25 horas – registo de acreditação CCPFC/ACC-100351/18
Local de Realização: Quinta da Conraria (Ceira – Coimbra)
Formadora: Filomena Pereira
Destinatários/Público Alvo: Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e
Secundário, Professores de Educação Especial, Psicólogos e outros Técnicos Superiores.
Calendarização: Abril de 2018
Dias Horário | Dias Horário |
6 17:00 às 21:3027 17:00 às 21:30 | 7 09:00 às 13:00 14:00 às 18:00 28 09:00 às 13:00 14:00 às 18:00 |
Total 25:0 |
A educação inclusiva tem vindo a ser reconhecida como uma meta a atingir pelos
sistemas educativos em todo o mundo. Tal exige mudanças significativas não só na forma de
perspetivar o papel e as funções da escola e dos professores e outros agentes no processo
educativo, mas também na forma de desenvolver práticas pedagógicas eficazes que garantam
a aprendizagem de todos.
As opções metodológicas subjacentes ao novo diploma da educação inclusiva são o
desenho universal para a aprendizagem (DUA) e a abordagem multinível no acesso ao
currículo.
É sabido que o DUA se baseia no conhecimento resultante de pesquisas e práticas
oriundas de várias áreas do saber: a educação, a psicologia do desenvolvimento, as ciências
cognitivas, as neurociências e ainda nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Esta abordagem implica monitorizar o trabalho e a eficácia da intervenção, as medidas
educativas implementadas, o diálogo dos docentes com os pais e encarregados de educação e
também organizar as medidas por diferentes níveis de intervenção, de acordo com as
necessidades específicas de cada aluno, valorizando as suas potencialidades.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES< Utilizando abordagens flexíveis, personalizadas e adequadas às necessidades
individuais, o DUA permite definir objetivos educativos e equacionar estratégias, materiais e
formas de avaliação adequadas às características e necessidades de todos os alunos e não
apenas de alguns. Implica que os professores demonstrem flexibilidade na forma como
envolvem os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação
e na forma como avaliam os alunos, permitindo que evidenciem as competências e os
conhecimentos adquiridos de diferentes formas.
O DUA aplica-se ao currículo, incluindo à avaliação, e à prática pedagógica na sala de
aula focando-se em potenciar a participação e o progresso de todos os alunos e norteia-se por
três princípios básicos: (i) proporcionar múltiplos meios de representação; (ii) proporcionar
múltiplos meios de ação e de expressão e (iii) proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
A presente ação de formação permitirá dotar os professores com competências para o
planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização
considerando, desde o início, as necessidades de todos e de cada um dos alunos. Permitirá
ainda preparar os docentes para desenvolverem e implementarem planos de trabalho que
tenham em conta a diversidade dos alunos, considerando o que aprendem, como aprendem e
porque aprendem.Objetivo final:O objetivo final é desenvolver nos docentes competências para a definição do planeamento do
processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização tendo em mente a resposta
às necessidades de todos e de cada um dos alunos, utilizando como opção metodológica o
Desenho Universal para a Aprendizagem tendo por base numa abordagem multinível.
Pretende-se mudar o enfoque na análise das limitações na gestão do currículo por oposição às
limitações dos alunos.Objetivos específicos:a) Compreender que o planeamento pedagógico é fundamental para a inclusão, ou seja,
para a participação e o progresso.
b) Preparar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e de
explorar os conteúdos curriculares.
c) Utilizar o DUA no planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva
operacionalização, tendo em mente a resposta às necessidades de todos os alunos.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES<igualmente, na escola como um todo, que deseja não apenas ter os alunos no seu interior,
mas potenciar a sua participação e sucesso.
e) Conhecer e aplicar estratégias para a operacionalização dos três princípios básicos do
DUA: (i) proporcionar múltiplos meios de representação; (ii) proporcionar múltiplos meios
de ação e de expressão e (iii) proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
f) Ser capaz de aplicar o DUA a casos concretos. Conteúdos:a) Planeamento pedagógico contínuo e colaborativo que respeite as singularidades, valorize
os interesses e atenda às necessidades de cada aluno.
b) Dimensões de um planeamento flexível na sala de aula: como colaborar com o professor
de sala de aula no processo de planeamento e como lidar com os diferentes tempos de
aprendizagem dos alunos.
c) Pressupostos do DUA: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de
estratégias para processar essa informação e o envolvimento na tarefa de aprendizagem.
d) Princípios do DUA: 1. proporcionar múltiplos meios de representação; 2. proporcionar
múltiplos meios de ação e expressão; 3. proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
e) Equacionar funções e papel da escola privilegiando uma intervenção compreensiva.
f) Aplicação do DUA ao caso concreto de uma turma.Metodologias de realização da açãoA metodologia a utilizar será expositiva, seguida de atividades práticas individuais, com
apresentação ao grande grupo dos resultados obtidos. Utilizar-se-ão apresentações em
diversos suportes e privilegiar-se-á a reflexão, o debate e a discussão de ideias.Critérios e parâmetros de avaliaçãoNa avaliação dos formandos serão consideradas as seguintes dimensões: Assiduidade e
participação; produção individual de documento de implementação prática na gestão de sala
de aula / planificação / avaliação de atividades pedagógicas.
Será utilizada uma Tabela de Avaliação Quantitativa, escala de 1 a 10, conforme orientação da
Carta Circular CCPFC-3/2007, considerando os seguintes critérios e indicadores:
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES< Critério 1: Participação/Contributos (5 valores).
Indicadores: Atitudes e valores (Relacionamento Interpessoal/Capacidade de partilha) – (10%);
dinâmica da participação (autonomia e iniciativa) – (10%); qualidade das intervenções – (10%);
competências e capacidades (rigor científico, coerência, pertinência,…) – (10%) -
conhecimentos científicos demonstrados – (10%).
Critério 2: Trabalho de aplicação de conteúdos (5 valores).
Indicadores: Apresentação de um trabalho final (50%).Referências Bibliográficas:CAST (2011). Universal Design for Learning guidelines version 2.0. Wakefield, MA: Author.
Center for Applied Special Technology [CAST]. (2014). Consultado em
http://www.cast.org/udl/index.html
Johnstone, C. (2014). Acesso à Escola e ao Ambiente de Aprendizagem II – Ambiente Físico,
Informação e Comunicação. Webinar 11 – Brochura Técnica Auxiliar. Acedido em 29 de janeiro
de 2018 em: http://docplayer.com.br/69245912-Brochura-tecnica-auxiliar.htmlKatz, J. (2013, May). The three-block model of universal design for learning Implementation in
a high school. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, 141.
Meo, G. (2008). Curriculum planning for all learners: Applying universal design for learning
(UDL) to a high school reading comprehension program. Preventing School Failure, 52(2), 21-
30. doi:10.3200/PSFL.52.2.21-30
UDL-IRN (2011) Critical Elements of UDL in Instruction (Version 1.2). Lawrence, KS: Author. INSCRIÇÕES APENAS ONLINENa página da APCC: http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.phpOu diretamente no link: https://docs.google.com/forms/d/1HWftQIkOc1D-FN3jDZYUrDc68cq_mljWu-nCbeP6jg/edit PREÇO DE INSCRIÇÃO: €80 (frequência e almoços nos dias 7 e 28 de
abril)
sistemas educativos em todo o mundo. Tal exige mudanças significativas não só na forma de
perspetivar o papel e as funções da escola e dos professores e outros agentes no processo
educativo, mas também na forma de desenvolver práticas pedagógicas eficazes que garantam
a aprendizagem de todos.
As opções metodológicas subjacentes ao novo diploma da educação inclusiva são o
desenho universal para a aprendizagem (DUA) e a abordagem multinível no acesso ao
currículo.
É sabido que o DUA se baseia no conhecimento resultante de pesquisas e práticas
oriundas de várias áreas do saber: a educação, a psicologia do desenvolvimento, as ciências
cognitivas, as neurociências e ainda nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Esta abordagem implica monitorizar o trabalho e a eficácia da intervenção, as medidas
educativas implementadas, o diálogo dos docentes com os pais e encarregados de educação e
também organizar as medidas por diferentes níveis de intervenção, de acordo com as
necessidades específicas de cada aluno, valorizando as suas potencialidades.
Abril de 2018 | |
Dias Horário | Dias Horário |
6 17:00 às 21:3027 17:00 às 21:30 | 7 09:00 às 13:00 14:00 às 18:00 28 09:00 às 13:00 14:00 às 18:00 |
Total 25:00 |
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES< Utilizando abordagens flexíveis, personalizadas e adequadas às necessidades
individuais, o DUA permite definir objetivos educativos e equacionar estratégias, materiais e
formas de avaliação adequadas às características e necessidades de todos os alunos e não
apenas de alguns. Implica que os professores demonstrem flexibilidade na forma como
envolvem os alunos nas situações de aprendizagem, no modo como apresentam a informação
e na forma como avaliam os alunos, permitindo que evidenciem as competências e os
conhecimentos adquiridos de diferentes formas.
O DUA aplica-se ao currículo, incluindo à avaliação, e à prática pedagógica na sala de
aula focando-se em potenciar a participação e o progresso de todos os alunos e norteia-se por
três princípios básicos: (i) proporcionar múltiplos meios de representação; (ii) proporcionar
múltiplos meios de ação e de expressão e (iii) proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
A presente ação de formação permitirá dotar os professores com competências para o
planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização
considerando, desde o início, as necessidades de todos e de cada um dos alunos. Permitirá
ainda preparar os docentes para desenvolverem e implementarem planos de trabalho que
tenham em conta a diversidade dos alunos, considerando o que aprendem, como aprendem e
porque aprendem.Objetivo final:O objetivo final é desenvolver nos docentes competências para a definição do planeamento do
processo de ensino/aprendizagem e respetiva operacionalização tendo em mente a resposta
às necessidades de todos e de cada um dos alunos, utilizando como opção metodológica o
Desenho Universal para a Aprendizagem tendo por base numa abordagem multinível.
Pretende-se mudar o enfoque na análise das limitações na gestão do currículo por oposição às
limitações dos alunos.Objetivos específicos:a) Compreender que o planeamento pedagógico é fundamental para a inclusão, ou seja,
para a participação e o progresso.
b) Preparar aulas desafiadoras para todos, diversificando as formas de apresentar e de
explorar os conteúdos curriculares.
c) Utilizar o DUA no planeamento do processo de ensino/aprendizagem e respetiva
operacionalização, tendo em mente a resposta às necessidades de todos os alunos.
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES<
mas potenciar a sua participação e sucesso.
e) Conhecer e aplicar estratégias para a operacionalização dos três princípios básicos do
DUA: (i) proporcionar múltiplos meios de representação; (ii) proporcionar múltiplos meios
de ação e de expressão e (iii) proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
f) Ser capaz de aplicar o DUA a casos concretos.
os interesses e atenda às necessidades de cada aluno.
b) Dimensões de um planeamento flexível na sala de aula: como colaborar com o professor
de sala de aula no processo de planeamento e como lidar com os diferentes tempos de
aprendizagem dos alunos.
c) Pressupostos do DUA: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de
estratégias para processar essa informação e o envolvimento na tarefa de aprendizagem.
d) Princípios do DUA: 1. proporcionar múltiplos meios de representação; 2. proporcionar
múltiplos meios de ação e expressão; 3. proporcionar múltiplos meios de envolvimento.
e) Equacionar funções e papel da escola privilegiando uma intervenção compreensiva.
f) Aplicação do DUA ao caso concreto de uma turma.Metodologias de realização da açãoA metodologia a utilizar será expositiva, seguida de atividades práticas individuais, com
apresentação ao grande grupo dos resultados obtidos. Utilizar-se-ão apresentações em
diversos suportes e privilegiar-se-á a reflexão, o debate e a discussão de ideias.Critérios e parâmetros de avaliaçãoNa avaliação dos formandos serão consideradas as seguintes dimensões: Assiduidade e
participação; produção individual de documento de implementação prática na gestão de sala
de aula / planificação / avaliação de atividades pedagógicas.
Será utilizada uma Tabela de Avaliação Quantitativa, escala de 1 a 10, conforme orientação da
Carta Circular CCPFC-3/2007, considerando os seguintes critérios e indicadores:
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES< Critério 1: Participação/Contributos (5 valores).
Indicadores: Atitudes e valores (Relacionamento Interpessoal/Capacidade de partilha) – (10%);
dinâmica da participação (autonomia e iniciativa) – (10%); qualidade das intervenções – (10%);
competências e capacidades (rigor científico, coerência, pertinência,…) – (10%) -
conhecimentos científicos demonstrados – (10%).
Critério 2: Trabalho de aplicação de conteúdos (5 valores).
Indicadores: Apresentação de um trabalho final (50%).Referências Bibliográficas:CAST (2011). Universal Design for Learning guidelines version 2.0. Wakefield, MA: Author.
Center for Applied Special Technology [CAST]. (2014). Consultado em
http://www.cast.org/udl/index.html
Johnstone, C. (2014). Acesso à Escola e ao Ambiente de Aprendizagem II – Ambiente Físico,
Informação e Comunicação. Webinar 11 – Brochura Técnica Auxiliar. Acedido em 29 de janeiro
de 2018 em: http://docplayer.com.br/69245912-Brochura-tecnica-auxiliar.htmlKatz, J. (2013, May). The three-block model of universal design for learning Implementation in
a high school. Canadian Journal of Educational Administration and Policy, 141.
Meo, G. (2008). Curriculum planning for all learners: Applying universal design for learning
(UDL) to a high school reading comprehension program. Preventing School Failure, 52(2), 21-
30. doi:10.3200/PSFL.52.2.21-30
UDL-IRN (2011) Critical Elements of UDL in Instruction (Version 1.2). Lawrence, KS: Author. INSCRIÇÕES APENAS ONLINENa página da APCC: http://educacaoformacao.apc-coimbra.org.pt/form_externa.phpOu diretamente no link: https://docs.google.com/forms/d/1HWftQIkOc1D-FN3jDZYUrDc68cq_mljWu-nCbeP6jg/edit PREÇO DE INSCRIÇÃO: €80 (frequência e almoços nos dias 7 e 28 de
abril)
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